Este GMT‑Master II apresenta um mostrador em olho de ferro. Essa rocha metamórfica, que a Rolex está usando pela primeira vez neste relógio, distingue-se pela riqueza da sua textura. Composta por três minerais – olho de tigre, jaspe vermelho e hematita prateada –, essa pedra oferece reflexos dourados e alaranjados que um minucioso trabalho de seleção e montagem permitiu combinar harmoniosamente com a tonalidade da caixa e da pulseira.
Este modelo apresenta um mostrador em Olho de ferro e um disco de luneta Cerachrom em cerâmica marrom e preta. Além dos convencionais ponteiros de horas, minutos e segundos, o GMT-Master II apresenta um ponteiro em forma de seta que circunda o mostrador uma vez a cada 24 horas, além de uma luneta giratória bidirecional graduada 24 horas. O inconfundível ponteiro colorido 24 horas exibe a hora de referência “nativa” em um primeiro fuso horário que pode ser lido nas graduações da luneta. A hora local do viajante é facilmente ajustada graças a um engenhoso mecanismo operado pela coroa que permite “saltar” de hora em hora: o ponteiro das horas pode ser ajustado no sentido horário ou anti-horário, independentemente dos ponteiros dos minutos e segundos. Isto permite ao viajante uma perfeita adaptação ao novo fuso horário sem afetar a precisão do seu relógio.
Para preservar a beleza de seus relógios em ouro rosa, a Rolex criou e patenteou uma liga de 18 quilates em sua própria fundição: o ouro Everose. Lançado em 2005, o ouro Everose 18 quilates é utilizado em todos os modelos Rolex Oyster em ouro rosa.