Com escala taquimétrica, três totalizadores e pulsadores, o Cosmograph Daytona foi criado para ser o melhor instrumento de cronometragem dos pilotos de corrida em provas de resistência. A luneta apresenta uma escala taquimétrica que permite ler a velocidade média na distância percorrida em função do tempo cronometrado. Essa escala oferece uma legibilidade otimizada, fazendo do Cosmograph Daytona o instrumento perfeito para medir velocidades de até 400 unidades por hora, expressas em quilômetros ou em milhas.
Este modelo apresenta um mostrador verde vivo e dourado com totalizadores com tratamento por jato, além de ponteiros e indicadores em aplique em ouro 18 quilates com exibição Chromalight, um material luminescente de alta legibilidade.
O mostrador permite que os pilotos planejem com precisão os tempos das voltas e determinem sem erro suas estratégias.
Proprietária de sua própria fundição, a Rolex possui uma excepcional capacidade de produzir ligas de ouro 18 quilates da mais alta qualidade. Conforme as proporções de prata, cobre, platina ou paládio utilizadas, são obtidos diferentes tipos de ouro 18 quilates: amarelo, rosa ou branco. Todas as ligas são feitas com os metais mais puros, que são cuidadosamente analisados em um laboratório da própria Rolex, com o auxílio de equipamentos de ponta, antes do ouro ganhar forma e ser moldado segundo rigorosos critérios de qualidade. O compromisso da Rolex com a excelência é estabelecido desde a fase de criação.