A luneta giratória unidirecional graduada 60 minutos do Deepsea Challenge permite que os mergulhadores monitorem com segurança os tempos de mergulho e descompressão. Ela é equipada com um disco de luneta Cerachrom preto patenteado, fabricado pela Rolex em uma cerâmica praticamente à prova de arranhões cuja cor é inalterável. A graduação se obtém por depósito PVD (Physical Vapor Deposition ou depósito físico em fase de vapor) de uma fina camada de platina. No mostrador destacam-se indicadores maiores e ponteiros Chromalight preenchidos com material luminescente de longa duração que emite uma luz azul, proporcionando excelente legibilidade no escuro.
A exibição luminescente Chromalight no mostrador é uma inovação que melhora a visibilidade em ambientes escuros, um recurso essencial para mergulhadores. Indicadores em formas simples — triângulos, círculos, retângulos —, ponteiros das horas e dos minutos de grandes dimensões facilitam a leitura e reduzem o risco de confusão no fundo do mar.
O titânio RLX, uma liga de titânio grau 5 selecionada pela Rolex, distingue-se por sua leveza e por suas qualidades de resistência às deformações e à corrosão. Fabricado em aço 904L, o relógio experimental que acompanhou James Cameron em sua descida à Fossa das Marianas, embora insensível à pressão abissal, revelou um problema de portabilidade em razão de seu peso. O emprego do titânio RLX para a fabricação da caixa e da pulseira do Deepsea Challenge permitiu reduzir 30% do peso do relógio com relação ao modelo experimental de James Cameron. Ele também ostenta um acabamento acetinado particularmente acentuado no conjunto da caixa – com exceção dos protetores da coroa – e na pulseira. A fim de destacar o contorno das asas, as bordas superiores foram chanfradas e, depois, polidas.